domingo, 23 de agosto de 2009

Conferência de Imprensa da AMVE e da secção de Atletismo


No passado dia 21 de Agosto a AMVE realizou uma conferência de imprensa onde abordou vários temas. De seguida escrevemos na integra o que se passou na conferência de imprensa.

A ASSOCIAÇÃO MOINHO DE VERMOIM (AMVE) é uma Associação com cariz juvenil, com sede na freguesia de Vermoim e que desenvolve a sua acção em diversas vertentes.
A Associação Moinho de Vermoim tem um enorme orgulho de ter nos seus quadros a maior Atleta de sempre de V.N. Famalicão e uma referência do Atletismo e Desporto Nacional, a Atleta Rosa Oliveira. Este encontro com vossas excelências serve para demonstrar a enorme época que Rosa Oliveira realizou e falar um pouco do que será o projecto da AMVE para o futuro em relação à secção de Atletismo.

ROSA OLIVEIRA – 13 TÍTULOS NUM ANO

A nossa fantástica Atleta realizou uma época fenomenal, conquistando ao todo um total de 13 títulos, desde títulos Regionais, Nacionais e Internacionais, conseguindo bater ao todo 6 recordes Nacionais em diferentes distâncias.

- Campeã Regional de Cross Longo
- Campeã Regional de Cross Curto
- Campeã Nacional de Estrada (Mirandela)
- Campeã Nacional de Cross Curto (Figueira da Foz)
- Campeã Nacional de 400, 800 e 1500 metros de Pista Coberta (Espinho)
- Campeã Nacional de 800 e 5000 metros de Pista ao Ar Livre (Luso)
- Campeã da Europa de Estrada em Aarhus na Dinamarca
- Vice-Campeã do Mundo de Cross em Lahti na Finlândia
- Vice-Campeã do Mundo de 5000 metros de Pista ao Ar Livre na Finlândia
- Campeã do Mundo de 10 000 metros de Pista ao Ar Livre na Finlândia

- Recordista Nacional dos 400, 800, 1500, 5000 e 10 000 metros

Rosa Oliveira realizou uma época fenomenal, terminando a mesma de forma genial ao conquistar uma medalha de Ouro para Portugal e para o nosso Concelho, sagrando-se Campeã do Mundo dos 10 000 metros.
A AMVE demonstra toda admiração e respeito que tem pela maior atleta de sempre de V.N. Famalicão e agradece o empenho e dedicação demonstrado pela atleta Rosa Oliveira ao longo da época.
Para a AMVE foi uma época de grande nível da secção de Atletismo, que promoveu a Associação para níveis muito elevados.

Época 2008/2009 – 28 Títulos Conquistados

A secção de Atletismo da AMVE apesar de muito recente, foi talvez a que mais títulos Nacionais conquistou em V.N. Famalicão. Num só ano os atletas da secção de Atletismo da AMVE em Campeonatos Regionais, Nacionais e Internacionais conquistaram 28 títulos o que demonstra a enorme qualidade dos atletas e da secção de Atletismo da AMVE. Ao longo do ano venceram também enumeras provas de qualidade para juntarem aos títulos conquistados nos diferentes Campeonatos. A secção de Atletismo da AMVE contou na época 2008/2009 com 12 atletas divididos em diferentes escalões e sexo.

II PROVA DE ATLETISMO TERRAS DE VEMOIM – 2000 PESSOAS A CAMINHAR E CORRER “ MAIS DESPORTO, MAIS SAÚDE”

A II Prova de Atletismo Terras de Vermoim é já uma referência no Concelho de V.N. Famalicão. Este ano foram mais de 2000 pessoas que se deslocaram a Vermoim para participarem na Caminhada e nas diferentes provas de Atletismo. Para a AMVE é gratificante puder verificar que existe uma enorme relação de confiança entre as pessoas que participam nos nossos eventos e verificar que com o passar do tempo cada vez mais gente participa nos nossos eventos. Para nós também foi de extrema importância puder homenagear grandes figuras do Desporto Nacional e Mundial como Rosa Mota, Rosa Oliveira, Mário Silva, António Leitão, Albertina Machado, Fátima Novais e Carlos Carvalho. A AMVE sente que todos os objectivos que se propôs para esta prova foram superados e espera que as próximas edições tenham mais sucesso que as anteriores. O objectivo que a AMVE se propõe para a Prova de Atletismo Terras de Vermoim é torná-la numa referência não só a nível Concelhio como a nível Nacional.

Época 2009/2010 – O Aumentar de qualidade

A época 2009/2010 já está quase toda planeada, sendo que irão existir algumas alterações em relação à presente época. A secção irá contar com cerca de 25 Atletas divididos por vários escalões. A grande novidade para a próxima época é a criação de uma equipa Sénior Masculina que irá competir nas diferentes provas e Campeonatos Nacionais e Internacionais. Em relação à época anterior iremos voltar a competir nos diferentes Campeonatos Nacionais, Regionais e a nossa Atleta Rosa Oliveira irá voltar a participar em Campeonatos Internacionais, podendo destacar o Campeonato da Europa de Pista ao Ar Livre. Em termos de objectivos passam pelos mesmos da época anterior que é o conquistar de vários títulos Nacionais e Internacionais.

Escola de Atletismo ROSA OLIVEIRA

A AMVE tem um enorme orgulho de puder apresentar talvez o maior projecto da história recente da Associação. A criação da escola de Atletismo ROSA OLIVEIRA é a melhor forma de homenagear a maior Atleta de sempre de V.N. Famalicão. A AMVE acha que o futuro de qualquer instituição passa pelos jovens e pela formação e qual a melhor forma de proporcionar isso aos mais jovens ao criar uma escola de atletismo que além de homenagear um símbolo do Desporto Famalicense, será uma Escola de vida para os mais pequenos. Através desta escola a AMVE pretende criar hábitos de vida saudáveis nas crianças, um contacto diferente com a modalidade, a possibilidade de privar com a maior atleta do nosso concelho e acima de tudo puder disponibilizar às crianças um conhecimento sábio que pouca gente tem como a Rosa, sobre a modalidade e sobre o Desporto. A escola numa fase inicial terá um limite de inscrições podendo chegar às 10, 15 crianças. A Escola de Atletismo Rosa Oliveira terá pessoas especializadas na área, como um Professor de Educação Física, um Psicólogo e claro a própria Rosa Oliveira que acompanhará de perto tudo o acontecer na Escola de Atletismo.

A AMVE agradece aos atletas, aos técnicos, aos patrocinadores e a uma pessoa que é o responsável da secção de Atletismo, Miguel Marinho que tem sido incansável no apoio à secção de Atletismo e que sem ele nada disto seria possível.

AMVE sente um enorme orgulho por tudo o que aconteceu durante a presente época na secção de Atletismo e de certeza que as próximas épocas serão uma referência do que melhor se faz na modalidade.

Sem comentários: